Ballet & Jazz

A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, esta arte deve estar voltada para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, favorecendo todo o tipo de aprendizado de que necessitam.

Uma criança que na Pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo. A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento. Este trabalho é dirigido para crianças, a partir de três anos de idade, e tem como ponto de partida a movimentação natural delas.

Uma vez compreendida a riqueza das possibilidades de movimento de uma pessoa, fica impossível reduzir o ensino da dança para a repetição de alguns passos e gestos. Foi preciso um novo enfoque para dar conta, dessas variações quase infinitas, dos movimentos. Ao invés de estudar cada movimento particular, o aluno compreende e prática de seus princípios.

Tradicionalmente, a dança é algo para ser “apresentado e visto”. No Mundo Contemporâneo, entretanto, esta barreira entre o artista e o público está sendo quebrada. O desafio agora é estabelecer um diálogo mais próximo também entre a arte e a educação em uma mesma atividade, isto visa a proporcionar vivências de dança que articulem a criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte e a educação.

MAIS FOTOS