Minecraft for Education

Minecraft: Education Edition é uma versão educacional para o Minecraft projetada especificamente para uso em sala de aula. É desenvolvida pela Mojang AB e a Microsoft Studios e conterá características que tornarão Minecraft fácil de usar em sala de aula.

No colégio saint clair alunos do 6 ano do ensino fundamental utilizam ferramenta do minecraft education para reconstrução da cidade de Mariana que foi atingida pela queda da barreira neste ano. O ambiente de trabalho do jogo com peças virtuais que podem construir qualquer cenário deixou de ser considerado apenas diversão.

Tudo acontece dentro de um mapa construído com características da cidade ou local geografico onde o trabalho de construção é iniciado através de uma plataforma de game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.

O jogo, que foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários, é usado como plataforma educativa. E ele não está só: quase mil escolas do mundo fazem o mesmo. Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima são usadas para fazer novos produtos nas aulas de matemática. Na Suécia, terra natal da Mojang, companhia responsável por “Minecraft”, uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.

Além das escolas, “Minecraft” também virou base para projetos sociais. Em 2016, a ONU pretende revitalizar mais de 300 espaços urbanos no mundo com a ajuda do jogo.

O projeto, chamado Bloco por Bloco, é coordenado pelo Habitat, escritório da ONU para desenvolvimento urbano e ambiental, e busca envolver jovens na recuperação de áreas abandonadas.

Para isso, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores são convidados a modificá-los virtualmente, para ver como o espaço ficaria. O primeiro local a ser revitalizado é um parquinho na periferia de Nairóbi (Quênia).

Pensando nisso, o colégio Saint Clair antenado nas mudanças e inovações educacionais incorporou mais este cenário para nossos alunos. Acompenhem o projeto da cidade de mariana

MAIS FOTOS