Queridos pais e/ou responsáveis,

Venho participar a vocês a mudança que será realizada no cardápio escolar relacionado aos sucos das principais refeições (almoço e jantar).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de sucos naturais de frutas se dá a partir de 1 ano de idade, com limitação de 100 ml ao dia e para crianças de 2 a 6 anos com limitação de 150ml ao dia.

A fruta é um alimento com muitas propriedades, mas estas devem ser fornecidas in natura. O que acontece é que o suco da fruta não oferece os mesmos benefícios que a fruta integral. A fruta estimula a mastigação, é rica em vitaminas, minerais e fibras e quando esprememos ou batemos no liquidificador, perdemos boa parte das suas vitaminas e fibras, fazendo com que o suco fique concentrado em frutose (açúcar) e essa falta de fibras pode fazer com que as crianças se sintam menos saciadas, predispô-las ao ganho de peso inadequado e aumenta o risco de cáries.

Dessa forma, querendo o melhor para os nossos alunos, optamos por alterar somente no almoço e jantar o suco natural por água aromatizada. Informamos também que a sobremesa a base de frutas permanecerá.

O QUE É A ÁGUA AROMATIZADA?

São águas próprias para o consumo adicionada de frutas, folhas frescas, verduras, ervas e tudo que torna refrescante ao paladar. Além do sabor refrescante, a água aromatizada adquire os nutrientes dos alimentos adicionados, dessa forma os minerais e vitaminas das frutas e ervas são ingeridos continuamente. Os fitoquímicos (antioxidantes) e os compostos ativos desses ingredientes utilizados ficam na água, trazendo benefícios como energia extra, melhora na digestão, menos toxinas, combate às agressões dos radicais livres e reforço do sistema imunológico.

Segue um exemplo de água aromatizada que vocês podem fazer em casa com os pequenos:

ÁGUA AROMATIZADA DE ABACAXI, FOLHAS DE HORTELÃ E ALECRIM

Ingredientes: 3 pedaços de abacaxi /2 ramos de hortelã /1 ramo de alecrim /1 litro de água filtrada.

Preparo: coloque tudo em um recipiente com tampa e deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira. Pode-se acrescentar pedras de gelo. A duração é de 2 dias quando conservada em baixas temperaturas.

Estamos abertos a sanar dúvidas e a sugestões, reforçando que o objetivo dessas mudanças é visar a saúde e bem-estar de nossos alunos