O projeto Espalhando a Tolerância tem o objetivo de levar os alunos a pensarem no conceito de intolerância, definindo-a como uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. O trabalho também estimula os alunos a entender diferentes tipos de intolerância, como Intolerância Racial, Social, Religiosa, Sexual, Sexismo, Etnocentrismo, Xenofobia etc.

Para isso, os alunos, organizados em grupos, fizeram uma pesquisa sore o tema e montaram vídeos com o intuito de promover a tolerância. Na execução do projeto foram utilizadas as ferramentas para processos de gestão do OLEM, como o quadro de priorização e planejador de metas e, a partir da organização do material pesquisado, foi montado o trabalho audiovisual, que foi exposto para toda a escola em inserções no telão do pátio durante o intervalo.

A montagem foi pensada de forma interdisciplinar, abarcando as matérias de História, Geografia e Língua portuguesa e se encontra adequado à BNCC, que determina que as “Ciências Humanas devem, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.”

Além disso, o trabalho foi todo executado dentro do formato digital, desde a pesquisa, filmagem, decupagem de imagens e informações, até a edição dos vídeos, com o intuito de reduzir a utilização de papel, de acordo com os Objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Veja todas as fotos clicando aqui