Programa de Escola Associadas (PEA, conhecido como Associated Schools Project Network ou ASPnet em inglês) é um programa da UNESCO criado em 1953 com o objetivo de “trabalhar pela ideia da cultura da paz”. Inicialmente focado no desenvolvimento da educação pós-guerra, o programa hoje conta com cerca de 8000 escolas em 177 países ao redor do mundo. As escolas associadas ao programa trabalham na promoção de projetos em um tema central, como o Ano Internacional da ONU.

O Projeto Saint Clair Solidário foi estruturado tendo como base a preocupação com a ampliação nos nossos alunos e comunidade do conhecimento acerca dos principais problemas sociais que atingem a nossa comunidade, cidade e país e em cumprimento aos principais objetivos da Rede PEA (Programa Escolas Associadas UNESCO), da qual somos associados, de promover a qualidade da educação, compartilhar práticas educativas exemplares sob a ótica dos principais paradigmas da educação, aprender a conviver em paz e harmonia e também em consonância com algumas prioridades das Escolas Associadas de Educação para a Cidadania Global e a Década das Nações Unidas para a aproximação das Culturas (2013-2020).