VOLTA ÀS AULAS 2021

 

São Paulo,  de janeiro de 2021.

Queridas famílias,

A direção do Colégio Saint Clair deseja um retorno com esperança de dias melhores e novas possibilidades.

Em 2020, as escolas passaram, praticamente, todo o ano com as atividades presenciais suspensas. A equipe do Colégio Saint Clair se preparou e manteve as aulas com qualidade e esforço dos professores para que os alunos não fossem prejudicados.

Ainda que essa suspensão das aulas tenha sido importante e necessária em função das questões epidemiológicas, especialistas da saúde e órgãos governamentais concordam que a volta às aulas presenciais neste início de 2021 é fundamental. No último mês de dezembro, a sociedade médica divulgou amplamente resultados de pesquisas que apontaram como o vírus se comportava nas crianças, geralmente assintomáticas ou com quadros leves da doença COVID-19. Apontaram também que a manutenção das crianças fora da escola mais aprofundaria problemas já conhecidos (sociais, emocionais, motores e de aprendizagem) do que seria um benefício para a sociedade quanto à mitigação da disseminação do vírus. Assim, as crianças e jovens seriam os maiores prejudicados.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos com preocupação o cenário da evolução do Covid-19 em nossa cidade, entendemos nosso compromisso com a Educação e nos colocamos como prontos para o início das aulas presenciais, valendo-se de protocolos de segurança (uso de máscara, distanciamento social e higiene adequada e outros procedimentos importantes) para assim proteger professores, colaboradores, famílias e alunos.

O Colégio adquiriu equipamentos e recursos de higienização, instalação de totens, treinamento com uma médica infectologista para toda a equipe da escola tenha ciência dos cuidados que precisam ter para segurança de todos. imediatamente afastados do ambiente escolar.

Importante que todos saibam que as escolas particulares são regulamentadas pela Secretaria Estadual de Educação e devem seguir as determinações do Conselho Estadual de Educação (CEE). Além disso, devemos seguir as determinações do Plano São Paulo e da Prefeitura quanto à data de início e limite de alunos na escola.

Nesse sentido, damos ciência que o prefeito de São Paulo, Sr. Bruno Covas, permitiu que as escolas abrissem para aulas presenciais somente a partir do dia 1º de fevereiro. Desta forma, ajustamos nosso calendário escolar e iniciaremos o ano letivo, em 1º de fevereiro para o infantil e 1º ano, 2 de fevereiro para fundamental I e dia 03 de fevereiro Fundamental II e Ensino Médio.

Demais orientações serão encaminhadas posteriormente

Nas reuniões virtuais de pais, a serem realizadas antes do início das aulas, as famílias serão orientadas pelas coordenações sobre estas e todas as demais questões que envolvem o início do atual ano letivo. Essas reuniões virtuais acontecerão no dia 28 de janeiro as 18h para turma da manhã do infantil até o 5º. ano e 19h para turma da tarde para todos os segmentos.

Nos próximos dias, lançaremos o novo aplicativo de comunicação entre a escola e as famílias, a fim de tornar mais eficiente o dia a dia de todos.

A esperança pela imunização da população brasileira contra o Coronavírus aumenta a cada dia. Ainda assim, continua sendo importante a manutenção de procedimentos que zelam pela nossa saúde. Passadas as férias de final de ano, e considerando o cuidado com o coletivo escolar, sugerimos que as crianças ou jovens que visitaram lugares de grande circulação de pessoas, como aeroportos ou hotéis, permaneçam em observação nos primeiros 7 dias (período em que normalmente os primeiros sintomas do vírus aparecem), para só então retornarem à escola. Este é um cuidado com os demais estudantes e colaboradores que convivem diariamente com os alunos.

Estamos profundamente empenhados no retorno seguro às aulas e a toda a experiência social que acontece no espaço escolar e, assim, apoiar o pleno desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças e jovens.

Sejam bem-vindos ao ano letivo de 2021, estamos ‘a disposição para resolver qualquer dúvida!

A Direção